Portal do Governo Brasileiro

Salto para o Futuro discute diversidade e educação

Segunda, 09 Setembro 2013 14:41

Programa apresenta os avanços e os desafios na educação básica e no ensino superior em relação à diversidade na sala de aula

A diversidade do povo brasileiro é uma das marcas fundamentais do país. Essa característica se faz presente também nas salas de aula, nos mais variados níveis de ensino. A garantia do direito à educação para todos é um dos desafios que o Brasil tem que superar. E este é o tema que o Salto para o Futuro discute na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, às 17 horas, na TV Escola. O programa conta com a consultoria de Luiz Fernandes Dourado, professor da Universidade Federal de Goiás, e Nilma Lino Gomes, reitora da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB).

O tema "Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos" é o segundo eixo da CONAE, a Conferência Nacional de Educação, que acontecerá em Brasília, em fevereiro de 2014. E para falar de diversidade, o programa revela histórias de alunos que lutaram pelo direito à educação em várias localidades do país e aponta, ainda, os avanços e os desafios quando se fala em políticas de diversidade no pais.

Segundo Nilma Lino Gomes, reitora da UNILAB e uma das consultoras desta unidade, a diversidade como condição humana "deve ser entendida como construção histórica, social, cultural e política das diferenças, que se expressa nas complexas relações sociais e de poder. Uma política pautada na diversidade traz para o exercício da prática democrática a problematização sobre a construção da igualdade e sobre as desigualdades existentes".

"Diversidade e Educação" é tema de debate ao vivo

Na quarta-feira, dia 11 de setembro, o Salto para o Futuro exibe um debate ao vivo sobre "Diversidade e Educação". São convidados desta edição: Ahyass Siss, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Eliene Novaes Rocha, assessora da secretaria de políticas sociais da CONTAG – a Conferência Nacional dos Trabalhadores na Agricultura; e Gersem Baniwa, professor da Universidade Federal do Amazonas.

Transmitido ao vivo, o debate contará com a participação do público, que pode interagir por meio de diversos canais. Por telefone, basta ligar durante o programa para 0800-282-6757. No Twitter e no facebook é só enviar a pergunta ou comentário usando a hashtag #saltoparaofuturo. Também no facebook, o internauta pode deixar sua mensagem no endereço facebook.com/tvescola. Os participantes também têm a opção de gravar um vídeo com perguntas ou comentários, postá-lo no Youtube e enviar o link para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O telespectador também participa pelo site tvbrasil.org.br/salto votando na enquete da semana sobre "Educação e Diversidade". Os professores e gestores encontram também na página um fórum de discussão, além de uma publicação sobre o tema.

Assista aqui  e assita a chamada do programa no YouTube

Serviço:

Programa Salto para o Futuro – TV Escola

Edição 14/2013: Educação e Diversidade

No ar: segunda-feira, 09 de setembro de 2013, às 17 horas (Reprise às 21h).

Debate ao Vivo: quarta-feira, 11 de setembro de 2013, às 17 horas (Reprise às 21h).

Internet: tvbrasil.org.br/salto

TV ESCOLA:

SKY - Canal 164

Claro TV - Canal 123

OI TV (DTH) - Canal 24

GVT - Canal 235

VIVO

Vivo TV (DTH) - Canal 694

Vivo TV São Paulo (Cabo) - Canal 188

Vivo TV Curitiba - Canal 188

Vivo TV Foz do Iguaçu - Canal 9

Vivo TV Florianópolis - Canal 9

NET

São Paulo - Canal 8

Brasília - Canal 4

Belo Horizonte e Rio de Janeiro - Canal 15

(para outras cidades consulte a sua programação local)

Na internet, assista à programação 24 horas no ar, no endereço: tvescola.mec.gov.br

 

 

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br

Arvore
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Fundação Cultural Palmares
Juventude Viva