Portal do Governo Brasileiro

Brasil cigano: Primeira Semana Nacional dos Povos Ciganos

Terça, 28 Maio 2013 14:15

No período de 20 a 24 de maio de 2013 o Parque de Exposições Granja do Torto se transformou em um grande acampamento cigano. Este foi o marco de comemoração da Primeira Semana Nacional dos Povos Ciganos que reuniu povos ciganos de todo o país com uma representação de 19 estados.

O objetivo do evento foi fortalecer a organização e a participação dos povos ciganos nas discussões sobre políticas públicas, além da valorização da cultura cigana. Foram realizadas atividades artísticas dos povos ciganos e oficinas que discutiram as formas de acesso às políticas públicas organizadas pelos diversos parceiros que organizaram o evento. Na área de educação foi oferecida a oficina "Educação para a diversidade: os povos ciganos" cujo foco foi apresentar e discutir o Parecer CNE/CEB nº 14/2011 e Resolução CNE/CEB nº 03/2012, que definem Diretrizes para o Atendimento em Educação Escolar para a População em Situação de Itinerância. Além disso, os participantes discutiram sobre os principais problemas que atingem o segmento na área da educação.

Durante o evento foi registrada a presença de autoridades como a Ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros e da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Macaé Evaristo.

Destaca-se que a semana também foi realizada como uma forma de festejar o 24 de maio - Dia Nacional do Cigano, instituído por decreto assinado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 25 de maio de 2006.

Rosilene da Costa

Palavras-chave: educação dos povos itinerantes, ciganos

Arvore
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Fundação Cultural Palmares
Juventude Viva