Portal do Governo Brasileiro

A Coordenação Geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais CGERER/SECADI realiza visitas em municípios e Comunidades Quilombolas do Estado de Pernambuco

Quarta, 26 Julho 2017 11:06

cgerer visita quilombolas pernambucoNo primeiro semestre de 2017, o MEC por meio da CGERER/SECADI tem realizado Consultorias no sentido de produzir diagnóstico sobre boas práticas em educação para as relações étnico-raciais com visitas a estados e municípios. Numa das etapas a Cosultora Edileuza Penha visitou o Estado do Pernambuco.

Presidida pelo Gerente de Políticas Educacionais da Educação do Campo, Senhor Jailson Santos, a reunião com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, contou com a presença de toda a equipe da Gerencia de Políticas Educacionais da Educação do Campo, bem a equipe da Gerencia de Políticas Educacionais em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania – GEIDH. Na ocasião junto com equipe da SEDUC Pernambuco foram visitada a escola Santo Inácio de Loyola e EREM Professor Candido Duarte.

A consultoria também esteve no Município de Salgueiro localizado no interior do estado de Pernambuco. A região onde o município se localiza foi habitada originalmente pelos índios Cariris, o Município de Salgueiro é conhecido como a "Encruzilhada do Nordeste" por se situar na parte mais central da Região Nordeste - pode ser considerada equidistante de praticamente todas as capitais nordestinas - Salgueiro é a principal cidade da região do sertão central pernambucano, detendo, a nível regional, um comércio diversificado; Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas que é composto por 16 núcleos populacionais onde residem aproximadamente 750 famílias. De acordo com os seus moradores, a origem da comunidade remonta ao início do século XIX, com a chegada de seis crioulas à região; Município de Cabo de Santo Agostinho que segundo os(as) historiadores(as) a história do Cabo de Santo Agostinho se inicia antes da chegada dos portugueses ao Brasil. O município era habitado originalmente pelos índios Caeté. Cabo de Santo Agostinho é formado por quatro distritos: distrito-sede, Juçaral, Ponte dos Carvalhos e Santo Agostinho. Ainda é composto pelos povoados: Pirapama, Vila das Mercês, Gurjaú, Usina Liberdade e Usina Bom Jesus; Comunidade Quilombola Onze Negras, este Quilombo encontra-se, na região metropolitana de Recife, onde residem aproximadamente 486 famílias. Desde 1968, quando se mudaram para o local onde hoje se encontram, a comunidade possui o título de suas terras, adquirido da Companhia de Revenda e Colonização, antiga proprietária da área. A nomenclatura "Onze Negras"´ é uma homenagem ao time de futebol "Onze Negros", constituído predominantemente por jogadores negros, e também às mulheres da comunidade;

Pernambuco é o sétimo estado mais populoso do Brasil, e possui o décimo maior PIB do país. Já sua capital, Recife, é sede da concentração urbana mais rica e populosa do Norte-Nordeste. O Estado, possui a alcunha de "Leão do Norte", expressão que se origina na figura de armas do antigo capitão-donatário da Capitania de Pernambuco Duarte Coelho, em alusão à coragem e ao espírito combativo do povo pernambucano. Palco das Batalhas dos Guararapes, combates decisivos na Insurreição Pernambucana e considerados a origem do Exército Brasileiro; e serviu de berço a movimentos de caráter nativista ou de ideais libertários, como a Guerra dos Mascates, a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira. Conhecido por sua ativa e rica cultura, o estado é berço de várias manifestações tradicionais, como o frevo e o maracatu. Pernambuco foi o primeiro núcleo econômico do Brasil, uma vez que se destacou na extração do pau-brasil (ou pau-de-pernambuco). O estado teve ativa participação em diversos episódios da história brasileira.

CGERER/SECADI

Arvore
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Fundação Cultural Palmares
Juventude Viva