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Consultoria CGERER/SECADI traçar um diagnóstico sobre Material Didático para Educação Étnico-Racial

Quarta, 26 Julho 2017 11:09

consultoria cgerer traca diagnosticoEm visita técnica, a consultora da Ana Elisa C. Blackman reuniu-se com gestores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para tratar de alguns aspectos relativos à Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola na rede de ensino.

Seu encontro visou subsidiar o desenvolvimento de seu trabalho relativo ao processo de aquisição de recursos pedagógicos em Educação, no âmbito das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, incluindo proposta de conteúdo orientador para subsidiar a SECADI no processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para tais temáticas e públicos.

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo foi um dos locais que a consultora visitou. Em sua estadia no estado, ela visitou as Secretarias de Educação Municipais de Eldorado (SP), de Guarulhos (SP) e da capital. A consultora já esteve em Goiás e ainda visitará os estados de Minas, Maranhão e Rio Grande do Sul, para coletar dados relativos à implementação dos dois temas, em especial quanto à questão de material didático e recursos pedagógicos existentes nas redes estaduais e municipais que atendem a Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, com a finalidade de traçar um diagnóstico acerca das formas de distribuição de analisar os materiais utilizados pelos sistemas.

O estudo da consultora está sendo realizado no âmbito da Coordenação de Educação para as Relações Étnico-Raciais (CGERER/SECADI/MEC) com base em uma amostra de Secretarias de Educação tanto estaduais quanto municipais. Por onde ela já passou, os gestores têm situado como está o desenvolvimento das ações no sistema de ensino, levantando aspectos positivos e questões com os quais eles têm se deparado que dificultam o estabelecimento da política no âmbito local, no sentido de ajudar a traçar um diagnóstico que reflita a realidade da descentralização da política de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Educação Escolar Quilombola.

CGERER/DPECIRER

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