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Coordenação Étnico-Racial apoia Escola da Terra

Quarta, 22 Novembro 2017 15:44

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Nos dias 17 a 19 de novembro de 2017, a Coordenação-Geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais apoio evento da Coordenação do Campo, Programa Pronacampo - Escola da Terra que aconteceu na cidade de Arraias no estado do Tocantins.

O evento de lançamento do Escola da Terra foi organizado pela Universidade Federal do Tocantins que possui unidade naquela cidade. Na oportunidade a CGERER foi chamada a participar da mesa Educação Escolar Quilombola: políticas públicas e realidades escolares teve mediação do Professor Adjunto do Curso de Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Arraias, Kaled Sulaiman Khidir com a proposta de que a representação da Secadi/Mec apresentasse e discutisse as lutas, conquistas, leis e políticas  para a Educação Escolar Quilombola.  A representação da Coordenação-Geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais foi feita pelo Professor e Técnico em Assuntos Educacionais John Land Carth. Na mesma mesa compareceram Rogério Ribeiro Coelho, professor da Rede Estadual de Educação do Tocantins, Adão Fernandes da Cunha, Professor quilombola da Rede Estadual de Educação de Goiás e José Aldias Serra, especialista em Orientação Educacional e Docência do Ensino Superior e Gestor Escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal. No Sudeste do Tocantins a atividade está sob a coordenação de Equipe do Professor Dr. Alessandro Rodrigues Pimenta

A Coordenação-Geral de Políticas de Educação do Campo tem como gestora Divina Lúcia Bastos, do quadro do MEC e  a Ação Escola da Terra é coordenada pelo técnico Xavier Carvalho de Sousa Neto e tem como objetivo: Promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades, e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.

A Ação caracteriza-se por promover a formação continuada de professores para que atendam às necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas, oferecer recursos: livros do PNLD Campo e Kit pedagógico que atendam às especificidades formativas das populações do campo e quilombolas, apoiar técnica e financeiramente aos estados, Distrito Federal e municípios para a ampliação e a qualificação da oferta de educação básica às populações do campo e quilombolas em seus respectivos sistemas de ensino.

Saiba mais sobre o Escola da Terra acessando: http://portal.mec.gov.br/pet/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/18725-escola-da-terra

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