Portal do Governo Brasileiro

CGERER REALIZA WEB CONFERÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Quinta, 30 Novembro 2017 11:36

fotografia mostrando sala com técnicos à mesa diante de tv onde se veem participantes da webconferência

Em 29 de novembro de 2017, a Coordenação-Geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais (CGERER) realizou uma web conferência com os setores de diversidade das Secretarias de Educação dos estados.  A reunião virtual faz parte das estratégias de comunicação direta que a Coordenação tem implementado no sentido de favorecer o diálogo entre o MEC e as instâncias de educação dos Sistemas e teve como objetivos ouvir os relatos de andamento da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana; atualizar os gestores estaduais de ações da pasta étnico-racial do Ministério da Educação e iniciar um pauta conjunta de planejamento para o ano de 2018.

Da CGERER participaram os técnicos John Land Carth, Maria Auxiliadora Lopes, Bárbara da Silva Rosa com o apoio de Sonia Sampaio e Rosane Freitas. Fez-se presente no MEC com a equipe o Coordenador-Geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, senhor Vanderlei Lourenço Francisco, Fundação Cultural Palmares.

Participaram virtualmente a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), com a presença do senhor Juvenal Araújo Júnior, Secretário Nacional de Promoção da Igualdade Racial; As Secretarias de Educação do Rio Grande do Norte; Sergipe; Paraíba; Ceará; Bahia; Maranhão; Pernambuco; Alagoas; Amazonas; Roraima; Acre; Minas Gerais; Rio de Janeiro; Distrito Federal; Mato Grosso, Santa Catarina (incluindo as GERED XANXERÊ; GERED JOAÇABA; GERED CAÇADOR); Paraná e Espírito Santo. Alguns Estados tiveram problemas técnicos para acompanhar e participar da transmissão como o estado de Goiás, mas igualmente serão considerados no planejamento da CGERER.

A Coordenadora-Geral da CGERER Raquel Dias participou à distância já que estava em agenda de trabalho no estado do Pará. Houve também as participações do Procurador Dr. Jorge Terra, do Rio Grande do Sul. Também do Rio Grande do Sul, representado pelo senhor José Antônio dos Santos, participou o Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial.

Como encaminhamento, o grupo acordou que iriam iniciar planejamento conjunto de atividades para 2018 com previsão de outras web conferências regionais e possivelmente um encontro nacional a se se realizar em Brasília ou um dos estados de acordo com as condições que se ofereçam para o ano.

Contato SEPPIR

Contato FUNDAÇAO PALMARES

Contato CGERER/SECADI

 

ETNICO MARCA

 

 

 

Arvore
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Fundação Cultural Palmares
Juventude Viva